terça-feira, 28 de abril de 2015

Steve Jobs e sua contribuição

Você já deve ter ouvido falar de Steve Jobs, ou pelo menos da sua empresa a Apple (clique aqui).

Steve Jobs, foi um dos fundadores da Apple, junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne.
A Apple foi fundada em 1 de abril de 1976, em Cupertino na Califórnia, com o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos.
Primeiro computador - Apple-1
Mas vamos falar um pouco sobre seu principal fundador e a sua contribuição para a tecnologia.
Steve Jobs nasceu em 1955 na Califórnia, foi adotado e criado por Reinhold Jobs e Clara Hagopian Jobs.
Seu nome de batismo Steve Paul Jobs, faleceu em 5 de outubro de 2011, em Palo Alto, Califórnia, devido um câncer no pâncreas.
Steve Jobs
Jobs era brilhante, mas uma pessoa difícil de lidar, quem trabalhou com ele relata seu temperamento explosivo. Para ele um produto ou estava excelente ou estava uma m&r%@ (era assim mesmo que ele falava).
Era detalhista e exigente demais, como consequência seus projetos sempre atrasavam e o orçamento estourava e muito.

Você sabia que ele foi demitido em 1985 da própria empresa que fundou?
Nesse meio tempo ele abriu outra empresa, a NeXT e comprou um estúdio de computação gráfica da Lucasfilm, a Pixar (clique aqui), produtora de filmes como: Toy Story, Procurando Nemo, Up!, Aviões, entre outros, antes de retornar a Apple.

Mas é graças a ele que hoje, nós temos aparelhos fantásticos e fáceis de se utilizar, como o iPhone, iPad e o iPod. por exemplo.
Ele era um visionário, ele queria que um computador fosse tão fácil de usar, quanto um liquidificador, e trabalhou a vida inteira para isso, quanto menos botões um produto tivesse, melhor seria. E conseguiu, se você pensar que um iPhone por exemplo tem só um botão na frente.
Sempre que ia testar um produto, ele se colocava no lugar de uma pessoa comum, sem conhecimento técnico, para operar o equipamento, e se ele achava que não estava bom o suficiente, mandava fazer tudo de novo, mas melhor, e com isso sua equipe ia enlouquecendo.

Suas apresentações eram impecáveis, e simples, ele precisava apenas de um auditório, um telão, um púlpito e o produto em si. Ele ensaiava exaustivamente até ficar do jeito que ele queria, não podia ter nenhuma falha. Tinha que ser perfeito. Ele como ninguém, sabia vender um produto.

Seu lema: Pense Diferente
Na minha opinião Steve estava certo, ele tinha noção que os produtos eletrônicos eram muito complicados para manusear, pior ainda o computador, e seu esforço foi de melhorar essa experiência para as pessoas. E isso acabou revolucionando o mercado, hoje todas as empresas de eletrônicos, produzem seus Smartphones, Tablets e afins, baseados nas idéias brilhantes do gênio.
Bom para todo mundo.

Se interessou, então vou deixar alguns links, com mais informações.
  • Livro (biografia): Steve Jobs (eu já li, muito bom)
  • Filme: Jobs
  • Apresentação em 2007: Primeiro iPhone (em inglês com legendas em português)
Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Depois de ler esse texto fiquei muito curiosa para saber mais sobre Steve Jobs. Então assisti ao filme e agora vou ler a biografia. Vale a pena!!
    Fabiana Campos.

    ResponderExcluir